Aplicativo, disponível para instalação nas lojas digitais, visa facilitar o bloqueio de smartphones em caso de roubos
O Ministério da Justiça lançou o programa Celular Seguro, uma iniciativa que visa auxiliar cidadãos vítimas de roubo ou perda de aparelhos celulares e, ao mesmo tempo, dificultar a ação de criminosos.
Como funciona o Celular Seguro?
Disponível em aplicativo para Android e iOS e também em site, o serviço permite bloquear, com apenas um clique, o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários. O cadastro requer informações como nome completo, número de telefone, número de série do aparelho e a escolha de uma pessoa de confiança para auxiliar em caso de roubo. É necessário utilizar a senha do site gov.br.
Parcerias e considerações importantes
Os principais bancos brasileiros estão integrados ao sistema, facilitando o bloqueio dos aplicativos bancários. Apesar do aplicativo, a ocorrência policial permanece necessária em caso de roubo. O desbloqueio do aparelho, caso recuperado, deve ser feito diretamente com a operadora de telefonia e os bancos.
Leia também
O programa busca reduzir os roubos de celulares, um problema frequente em diversos contextos, como shows e eventos, e no comércio, principalmente em épocas de grande movimento, como o fim de ano. Embora medidas de conscientização sejam importantes, o aplicativo Celular Seguro se apresenta como uma ferramenta adicional para minimizar os danos causados por esses crimes.



