Idosos, trabalhadores da área da saúde, doentes crônicos e professores terão o direito à imunização
Campanha de Vacinação contra a Gripe Ampliada em Ribeirão
A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto entra em nova fase. Até o momento, cerca de 4 mil pessoas dos grupos prioritários (crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas) foram vacinadas. A partir de segunda-feira, a vacinação será ampliada para idosos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e outros grupos.
Importância da Vacinação e Mudança na Composição da Vacina
Mayra Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria da Saúde, reforça a importância da vacinação, principalmente com o início da época de transmissão do vírus. Ela destaca a necessidade de procurar a vacina o quanto antes, evitando o risco de falta de doses no final da campanha, já que a composição da vacina de 2023 é diferente da de 2018 e se altera anualmente para combater os vírus circulantes em cada inverno. A coordenadora alerta também para o fato da proteção da vacina durar cerca de um ano, sendo essencial a vacinação anual.
Prevenção e Imunidade
A coordenadora chama a atenção para a ineficácia da vacina do ano anterior. A recomendação é procurar a vacinação o mais rápido possível para garantir a imunidade contra os vírus da gripe, e não esperar o início da circulação do vírus para se proteger.
Leia também
A ampliação da campanha visa proteger a população e evitar a propagação da doença. A Secretaria da Saúde apela para que a população procure as unidades de saúde para se vacinar.



