Nova cepa, conhecida como ‘Éris’, foi registrada em uma paciente de 71 anos no estado de São Paulo, em 30 de julho
São Paulo registra primeiro caso da nova variante da Covid-19, chamada popularmente de Eres.
Primeiros sintomas e diagnóstico
Uma mulher de 71 anos, com esquema vacinal completo, apresentou os primeiros sintomas da doença em 30 de julho: febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. O exame foi realizado em 8 de atrássto, e a paciente já está recuperada.
Recomendações do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço, especialmente para grupos de risco. Recomenda-se também o uso de máscaras em ambientes com maior probabilidade de contágio, principalmente em unidades de saúde. O ministério permanece em contato com a Organização Panamericana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde para monitorar a situação internacional.
Leia também
Tratamento e prevenção
Para evitar o agravamento da doença, antivirais estão disponíveis gratuitamente na rede SUS, mediante recomendação médica após teste positivo e apresentação de sintomas. A busca por atendimento médico é crucial para garantir o acesso a esse tratamento.



