Orgão ainda não estipulou o prazo a se seguir; prazo inicial de diferença entre a 1ª e 2ª dose, no Brasil, é de três meses
O Ministério da Saúde anunciou mudanças no intervalo entre as doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. A decisão foi confirmada após o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, se reunir com o secretário executivo da pasta e antecipar a informação.
Mudança no Intervalo das Doses
Embora o Ministério da Saúde ainda esteja em negociação com secretarias estaduais e municipais para definir o novo prazo, a alteração foi confirmada. Atualmente, o intervalo recomendado é de 12 semanas (3 meses), seguindo a orientação do Reino Unido. A Pfizer, por sua vez, recomenda um intervalo entre 21 e 42 dias.
Impacto na Imunização
O Ministério da Saúde garante que a antecipação do intervalo não afetará o ritmo da campanha de vacinação. A pasta afirma que monitorará o cronograma de recebimento das vacinas para assegurar que não haja atrasos na imunização da população. Ribeirão Preto, por exemplo, já aplicou a primeira dose em 458.886 pessoas e a segunda dose em 159.539.
Leia também
A definição do novo intervalo entre as doses da vacina Pfizer será crucial para a continuidade da estratégia de imunização em todo o país, buscando o equilíbrio entre a eficácia da vacina e a velocidade da campanha.



