CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério da Saúde divulga novo calendário de vacinação

Anualmente o Governo Federal anuncia mudanças na prestação do serviço
calendário vacinação
Anualmente o Governo Federal anuncia mudanças na prestação do serviço

Anualmente o Governo Federal anuncia mudanças na prestação do serviço

Mudanças significativas foram anunciadas no calendário nacional de vacinação para 2017. De acordo com Larissa Gerin, enfermeira da vigilância epidemiológica de Ribeirão Preto, essas alterações, que ocorrem anualmente, visam ampliar o acesso da população às vacinas.

Vacinação Infantil Ampliada

Crianças de até 5 anos atrásra podem receber a vacina contra Hepatite A. A vacinação contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (tríplice viral e tetraviral) foi estendida para crianças de 15 meses a 4 anos. As crianças que perderem a data prevista no calendário têm até 4 anos para se vacinar.

Alterações para Adolescentes e Adultos

O calendário também sofreu alterações para adolescentes e adultos. A vacina tríplice viral, antes oferecida em duas doses até os 19 anos, atrásra está disponível até os 29 anos. Pessoas nascidas a partir de 1960 e com mais de 30 anos ainda têm direito a uma dose. A vacina HPV, anteriormente destinada apenas às meninas de 9 a 13 anos, atrásra inclui meninas de 14 anos e meninos de 12 a 13 anos. A vacina meningocócica C também foi incluída para adolescentes de 12 a 13 anos.

Vacinação em Gestantes e Puérperas

Para gestantes, a vacina contra coqueluche, antes aplicada na 17ª semana de gestação, atrásra é aplicada a partir da 20ª semana. Puérperas que não receberam a vacina durante a gravidez podem tomá-la até 42 dias após o parto. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para iniciar em 17 de abril.

As mudanças no calendário de vacinação refletem o compromisso contínuo com a saúde pública, buscando proteger a população contra doenças imunopreveníveis através de um acesso mais amplo e abrangente às vacinas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.