Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
Prezados ouvintes, retomo o tema da semana passada, utilizando dados recentes do Ministério da Saúde para informar sobre o consumo de álcool, hipertensão e diabetes. A relevância desses dados reside no impacto desses fatores de risco na mortalidade de adultos no Brasil, onde as doenças cardiovasculares respondem por cerca de 30% das mortes.
Consumo de Álcool e Jovens Adultos
O consumo abusivo de álcool, definido como quatro doses para mulheres e cinco para homens em um único dia, atinge 16% dos homens e 8% das mulheres. Preocupantemente, esse consumo é mais elevado entre jovens de 18 a 44 anos, chegando a 30% para homens e 10% para mulheres nessa faixa etária. Tal padrão impacta a qualidade de vida e aumenta o risco de doenças circulatórias e acidentes de trânsito.
Hipertensão Arterial: Diagnóstico e Prevenção
A prevalência de hipertensão arterial diagnosticada varia entre 15% e 25% na população adulta, sendo mais comum em mulheres e em idades mais avançadas. A importância de ressaltar a facilidade do diagnóstico, que pode ser feito com a simples medição da pressão arterial, e a eficácia do tratamento, que pode reduzir em até 45% o risco de derrames, é crucial.
Leia também
Diabetes: Prevalência e Impacto na Saúde
Quanto ao diabetes, a frequência varia entre 2,7% e 6%, com uma média nacional de 6% para homens e 4,4% para mulheres. O conhecimento desses dados é fundamental para o cuidado, tratamento e controle dessa doença, que possui diagnóstico relativamente simples e um impacto significativo na saúde.
Reitero a importância de estarmos informados para promovermos o cuidado com a nossa saúde. Cuidar é uma atitude que envolve ocupação, preocupação, responsabilidade e envolvimento afetivo, como bem expressou Leonardo Boff. Até breve.