CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério da Saúde divulga plano de vacinação contra Covid-19 para 2023

Grupos de risco serão os primeiros a receber o imunizante bivalente da Pfizer a partir de 27 de fevereiro
vacinação Covid-19 2023
Grupos de risco serão os primeiros a receber o imunizante bivalente da Pfizer a partir de 27 de fevereiro

Grupos de risco serão os primeiros a receber o imunizante bivalente da Pfizer a partir de 27 de fevereiro

O Ministério da Saúde anunciou o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente para o dia 27 de fevereiro. Esta é a primeira vez que a vacina bivalente será aplicada no Brasil, oferecendo maior proteção contra as variantes do vírus.

Vacina Bivalente: Mais Proteção e Reforço

A vacina bivalente, além de ser mais potente contra as variantes do coronavírus, atua como reforço. Sua composição inclui novos ingredientes que combatem principalmente a variante Ômicron. O infectologista Fernando Bellissimo destaca a importância da vacina, lembrando que a Ômicron surgiu após o desenvolvimento das primeiras vacinas. As mutações virais, que enganam o sistema imunológico, justificam a necessidade de atualização das vacinas.

Calendário de Vacinação: Priorizando Grupos Vulneráveis

O calendário de vacinação prioriza os grupos mais vulneráveis. A primeira fase abrange pessoas com mais de 70 anos, imunocomprometidos, moradores de instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Em seguida, serão vacinadas as pessoas entre 60 e 69 anos, gestantes, puérperas e lactantes. Por último, serão imunizados os profissionais de saúde. Prefeituras aguardam posicionamento do Ministério da Saúde para divulgar a data de chegada das vacinas em suas regiões.

Importância da Vacinação para o Fim da Pandemia

O infectologista alerta que a não vacinação representa um risco para o fim da pandemia. A multiplicação viral aumenta a probabilidade de surgimento de novos mutantes. A restrição da circulação viral por meio da imunização reduz esse risco. Manter a vacinação em dia é fundamental para controlar a pandemia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.