Plataforma tem como objetivo orientar a população e combater as fake news
Em meio à crise do novo coronavírus, a disseminação de notícias falsas pelas redes sociais gerou pânico na população. Para combater a desinformação e facilitar o acesso a informações oficiais sobre a COVID-19, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS.
Sucesso do aplicativo Coronavírus-SUS
Em apenas 17 dias, mais de 1,5 milhão de pessoas baixaram o aplicativo, que oferece orientações sobre os sintomas da doença e quando procurar um hospital. Segundo Eduardo Suárez, especialista em mídias digitais e colunista da CBN Ribeirão, o aplicativo é uma medida importante e eficaz no controle da pandemia, mas a conscientização da população em seguir as recomendações é ainda mais crucial.
Importância da conscientização e aprimoramento do aplicativo
Suárez destaca a necessidade de informações acessíveis em momentos de crise. O aplicativo oferece informações corretas sobre prevenção e contágio, mas poderia ser aprimorado. Países com plataformas semelhantes conseguem atualizar e mostrar em tempo real os casos de infectados, inclusive mapeando a localização dos casos. A possibilidade de incluir um mapa em tempo real com a localização de infectados no aplicativo brasileiro seria benéfica tanto para a população quanto para o monitoramento do Ministério da Saúde.
Leia também
Acesso e combate à desinformação
O aplicativo Coronavírus-SUS está disponível gratuitamente nas lojas online Google Play e Apple Store. Além disso, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp (61 99289-4640) para envio de mensagens com conteúdo suspeito, que será avaliado por áreas técnicas do Ministério.



