Decisão veio após estudos da Anvisa comprovarem que o imunizante pode ser armazenado por até 30 dias
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira a expansão da distribuição da vacina Pfizer para todo o Brasil. Até então, a vacina era aplicada apenas nas capitais.
Mudança na logística de armazenamento
A mudança se deve à aprovação pela Anvisa de estudos que comprovam a eficácia da vacina Pfizer armazenada em geladeiras comuns (2°C a 8°C) por até 30 dias. Anteriormente, a vacina necessitava de armazenamento em ultracongeladores (-60°C a -90°C), limitando sua distribuição a locais com essa infraestrutura. A Pfizer apresentou novos estudos confirmando a estabilidade da vacina em temperaturas mais elevadas, levando à alteração da bula.
Expansão da vacinação e próximos passos
Com a nova autorização, o governo pretende ampliar a cobertura vacinal em todo o território nacional. O Ministério da Saúde está adquirindo 183 novos ultracongeladores para garantir o armazenamento de longo prazo em mais cidades. Em São Paulo, o governo estadual discute a distribuição com os municípios, mas ressalta a dependência do fornecimento de mais doses pelo Ministério da Saúde.
Leia também
A expectativa é que a ampliação da distribuição da vacina contribua para a imunização da população e o retorno gradual à normalidade. Ribeirão Preto, por exemplo, já aplicou mais de 154 mil doses da vacina, segundo dados do site vacinaja.sp.gov.br.



