Lote será distribuído entre todos os estados; imunizantes começam a chegar nos municípios nesta sexta-feira (7)
Vacinação contra a Covid-19: Ministério da Saúde envia doses para segunda aplicação
O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de quase um milhão de doses da vacina Coronavac (Butantã) para aplicação da segunda dose em todo o país. A informação foi divulgada pela repórter Viviane Abreu, da CBN Brasília, em entrevista concedida nesta tarde. Segundo Viviane, essa medida visa solucionar o problema da falta de doses para a segunda aplicação em diversos estados e municípios brasileiros.
Estimativa e Destinação das Doses
Mais de 900 mil pessoas aguardam a segunda dose da vacina no Brasil. A estratégia inicial de priorizar a primeira dose gerou um desequilíbrio no estoque, deixando muitas pessoas sem a imunização completa. As doses enviadas pelo Ministério da Saúde foram produzidas no Brasil com matéria-prima importada e serão distribuídas a partir de hoje para todos os estados. A destinação das doses poderá contemplar tanto a finalização da imunização de quem já tomou a primeira dose quanto a continuação da vacinação de grupos prioritários, incluindo pessoas entre 60 e 64 anos, agentes de segurança e forças armadas na linha de frente da pandemia.
Cronograma e Recomendações
O intervalo recomendado entre as doses da Coronavac é de quatro semanas. O Ministério da Saúde revisa semanalmente a estratégia de distribuição em conjunto com governos estaduais e municipais. A recomendação é que todos que tomaram a primeira dose procurem completar o ciclo vacinal, mesmo que o prazo de quatro semanas seja ultrapassado. O estado de São Paulo receberá 226 mil doses neste repasse.
Leia também
O envio destas doses representa um esforço significativo para garantir a imunização completa da população e controlar o avanço da pandemia. A articulação entre os governos federal, estadual e municipal é fundamental para o sucesso da campanha de vacinação.


