Imunizante deve entrar de forma imediata no Plano Nacional de Vacinação
Vacina 100% Brasileira contra Covid-19
Novas informações vindas de Brasília apontam para o lançamento de uma nova versão da vacina contra a Covid-19, produzida integralmente com insumos nacionais. O Ministério da Saúde deve apresentar oficialmente essa vacina no decorrer da tarde de hoje.
Fim da Dependência de Importações
Até o momento, as vacinas aplicadas no Brasil utilizavam o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) importado, principalmente da China. Essa dependência gerou atrasos significativos na entrega de milhões de doses durante a pandemia. A Fiocruz, em junho do ano passado, firmou parceria com o Reino Unido para a produção nacional desse ingrediente, essencial para a fabricação da vacina AstraZeneca. Agora, com a produção do IFA em território nacional, espera-se solucionar os problemas de atrasos no fornecimento.
Vacinação e Próximos Passos
Após a liberação do primeiro lote da vacina 100% brasileira pela Fiocruz para testes de qualidade, a expectativa é que o Ministério da Saúde inclua a nova vacina no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A apresentação oficial está prevista para as 16h de hoje. Com a nova vacina, o Sistema Único de Saúde (SUS) amplia suas opções de imunizantes, garantindo maior agilidade e segurança no processo de vacinação.
Leia também
A expectativa é de que a produção nacional do IFA elimine os atrasos que marcaram a campanha de vacinação em momentos anteriores. A nova vacina representa um avanço significativo na busca pela imunização completa da população brasileira.



