Pasta vai distribuir R$ 900 milhões aos municípios para serem usados no combate à pandemia
Novidades no combate à pandemia
O Ministério da Saúde anunciou novas medidas de combate à pandemia de coronavírus. Entre as novidades, está o lançamento de uma nova secretaria para orientar os esforços de combate à doença, cujo nome do secretário será divulgado em breve. Além disso, o governo detalhará uma campanha de conscientização sobre prevenção e vacinação contra a Covid-19.
Mudanças na vacinação de grávidas
Houve uma alteração na estratégia de vacinação de grávidas após a Anvisa recomendar a suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca para esse grupo. A decisão se baseia em suspeitas de reações adversas, incluindo um caso de morte por trombose que está sob investigação. Por precaução, a vacinação de gestantes com a AstraZeneca foi interrompida, sendo recomendado o uso da Pfizer e Coronavac para esse grupo, apenas em casos de comorbidades. O Ministério da Saúde irá acompanhar as gestantes que já foram vacinadas com qualquer imunizante para verificar possíveis eventos adversos. Orientações serão dadas para aquelas que já receberam a primeira dose da AstraZeneca.
Recursos para saúde básica
O governo anunciou a distribuição de R$ 900 milhões entre os municípios brasileiros, com valores variando conforme a população. Os recursos serão destinados à compra de equipamentos para unidades básicas de saúde, atendimento a idosos, populações indígenas e quilombolas, e combate à desnutrição infantil e em gestantes do programa Bolsa Família.
Leia também
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
- Postos de saúde de Sertãozinho e Cruz das Posse começam campanha de vacinação contra a gripe
- Vacina meningocócica quadrivalente ACWY: Calendário de vacinação do Ministério da Saúde tem mudança
O Ministério da Saúde investiga os casos suspeitos de reações adversas à vacina AstraZeneca em gestantes, buscando esclarecer a relação entre a vacinação e os eventos adversos relatados. A prioridade é garantir a segurança da população e aprimorar as estratégias de combate à pandemia.



