CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério do Trabalho reconhece mais 22 novas profissões

Entre elas estão: sommelier, obstetriz e skatista; sobre o assunto confira a análise do consultor em carreiras Rodrigo Fonseca
novas profissões
Entre elas estão: sommelier, obstetriz e skatista; sobre o assunto confira a análise do consultor em carreiras Rodrigo Fonseca

Entre elas estão: sommelier, obstetriz e skatista; sobre o assunto confira a análise do consultor em carreiras Rodrigo Fonseca

O Ministério do Trabalho e da Previdência reconheceu 22 novas profissões no Brasil, elevando o total para 2.269.

Novas Profissões Reconhecidas

As novas profissões incluem obstetriz, sommelier, profissional de organização, perito judicial, oficial de proteção de dados pessoais, técnico em agente comunitário de saúde, estampador de placa de identificação de veículos, analista de e-commerce, operador de manutenção e recarga de extintores de incêndio, operador de usina de asfalto, guarda portuária, policial penal, tecnólogo em agronegócio, engenheiro de energia, engenheiro biomédico, engenheiro têxtil, condutor de turismo náutico, controlador de acesso, gradeista, inspetoir de qualidade dimensional, técnico em dependência química e esquetista profissional.

Impacto no Mercado de Trabalho

Em entrevista, o consultor de carreira Rodrigo Fonseca explicou que a atualização reflete as mudanças tecnológicas e as novas demandas do mercado. O reconhecimento dessas profissões permite a criação de políticas públicas para fomentá-las, incluindo cursos profissionalizantes e a possibilidade de formação de sindicatos. Fonseca também destacou a importância da regulamentação para estabelecer as peculiaridades de cada função, como jornadas especiais e níveis de risco.

Desafios para Recém-Formados

O consultor abordou a dificuldade de recolocação profissional, especialmente para recém-formados, aconselhando a atualização constante e a construção de uma forte rede de contatos como estratégias para se destacar no mercado de trabalho. A conversa também tocou na realidade de muitos profissionais que se formaram durante a pandemia e enfrentaram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho devido à retração econômica.

A atualização anual da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) busca refletir a dinâmica do mercado de trabalho e garantir que as profissões reconhecidas estejam alinhadas com as necessidades da sociedade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.