Segundo o DAERP, aumento não está relacionado a um acréscimo na tarifa, e sim ao retorno da medição presencial
Após inúmeras reclamações de consumidores ribeirão-pretanos sobre o aumento nas contas de água, o Ministério Público (MP) abriu um procedimento para investigar o caso. O promotor Ramon Lopes Neto enviou um ofício ao Daerp solicitando esclarecimentos sobre as cobranças.
Investigação do MP
O promotor Ramon Lopes Neto afirma que foram solicitadas informações sobre o cálculo das contas de água, após consumidores relatarem aumentos significativos nos valores cobrados. O MP aguarda o retorno do Daerp para prosseguir com as investigações.
Aumento nas Contas e Medição
Em dezembro, diversos consumidores reclamaram com a CBN e o G1 Ribeirão Preto sobre o aumento nas contas. O Daerp esclareceu que o aumento não se deve a um reajuste na tarifa, mas sim à volta da cobrança por meio de medição, após um período de cobrança por média de consumo durante a pandemia. A autarquia também ressalta que vazamentos podem causar grandes alterações no valor da conta e devem ser investigados.
Leia também
- Ministério Público de SP abre inscrições para concurso com salários de mais de R$ 10 mil
- Ministério Público e Prefeitura assinam acordo para vinda do Instituto Federal a Ribeirão Preto
- Pedido de prisão preventiva em ribeirão: Ministério Público pede prisão de fazendeiro que atirou em funcionário de shopping em Ribeirão
Orientações ao Consumidor
O Daerp orienta os consumidores que identifiquem alguma inconsistência no consumo a entrarem em contato pelo e-mail [email protected] ou levarem a conta a um dos postos de atendimento. Todos os questionamentos serão analisados, e novas leituras podem ser realizadas para confirmar o consumo.
A situação demonstra a importância da transparência e da prestação de contas por parte dos órgãos públicos, garantindo que os serviços prestados à população sejam justos e adequadamente cobrados.



