Procurador Elisson Miessa falou à CBN Ribeirão
O Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciou o ex-presidente do sindicato dos empregados da saúde de Ribeirão Preto por desvio de recursos da entidade. A ação civil trabalhista aponta que o ex-dirigente utilizou o dinheiro do sindicato para adquirir imóveis e veículos.
Afastamento e Acusações
Nielson Martins da Silva, afastado do cargo desde o início do ano após denúncias de irregularidades que somariam até R$ 40 milhões, compareceu à Justiça do Trabalho para prestar depoimento, mas optou por não comentar as acusações. Segundo o procurador do Trabalho, Elison Miesa, outras duas pessoas investigadas por participação no esquema não compareceram ao fórum, o que resultou no adiamento da audiência.
Adiamento da Audiência
O adiamento ocorreu devido à não intimação de dois investigados que mudaram de endereço. Uma nova data para a audiência foi designada para que as defesas ausentes possam ser apresentadas. A investigação contra o ex-presidente teve início após o recebimento de uma indenização trabalhista pela categoria que ele representava.
Leia também
Denúncia e Repasse de Valores
De acordo com o médico Benedito Almeida Prado Junior, que comunicou o caso ao Ministério Público, os valores da indenização foram depositados na conta do sindicato, mas não foram repassados aos funcionários. Os funcionários relataram que, para receber as parcelas, eram obrigados a assinar um termo que previa o pagamento de 10% de honorários ao sindicato. O médico Benedito Almeida Prado Junior também apontou que a cobrança seria indevida, pois o juiz já havia determinado o pagamento de honorários advocatícios pelo empregador.
Antes da sentença da Justiça do Trabalho, os acusados ainda poderão apresentar novas testemunhas ao Ministério Público do Trabalho. A nova data para os depoimentos com os réus ainda não foi divulgada.
O caso segue em investigação, com a expectativa de que os próximos passos da apuração tragam mais esclarecimentos sobre o destino dos recursos do sindicato e as responsabilidades dos envolvidos.



