CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério Público e Justiça criam Juizado do Torcedor em Ribeirão Preto

Órgão vai cuidar de processos relacionados a ocorrências cíveis e criminais relacionadas ao esporte na cidade
Juizado do Torcedor
Órgão vai cuidar de processos relacionados a ocorrências cíveis e criminais relacionadas ao esporte na cidade

Órgão vai cuidar de processos relacionados a ocorrências cíveis e criminais relacionadas ao esporte na cidade

Reunião em Ribeirão Preto discute combate à violência no futebol

Combate à violência entre torcidas

Uma reunião no Ministério Público de Ribeirão Preto debateu o combate à violência entre torcidas de futebol em todo o Brasil. O encontro reuniu desembargadores, juízes, delegados, representantes da Polícia Militar, clubes de Ribeirão Preto (Botafogo e Comercial) e vereadores. O desembargador Sérgio Antonio Ribas destacou a experiência do Juizado do Torcedor desde 2005, focando no trabalho conjunto com o Ministério Público, Polícia Civil, OAB e torcidas organizadas para um espetáculo mais saudável. A discussão abordou o Estatuto do Torcedor e a nova Lei Geral do Esporte, com atenção especial ao racismo, homofobia, uso de objetos proibidos e violência, principalmente após os incidentes recentes envolvendo Santos, Corinthians e Vasco da Gama.

Novas leis e punições

O delegado Cesar Antonio Borges Saade explicou as mudanças na legislação, com algumas penas aumentadas pela Lei Geral do Esporte. Apesar disso, crimes como invasão de campo e arremesso de objetos ainda têm penas leves, reforçando a necessidade de prevenção. A abordagem preventiva, em conjunto com o Poder Judiciário e o Ministério Público, visa garantir a segurança e o bom comportamento nos estádios. Casos recentes de racismo, como o envolvendo Vinicius Jr. na Espanha e cantos homofóbicos no clássico entre Corinthians e São Paulo, foram considerados preocupantes e serão discutidos.

Prevenção e conscientização

A reunião, marcada antes dos incidentes recentes, reforça a importância da conscientização sobre o respeito ao adversário. A criação de um Juizado do Torcedor em Ribeirão Preto está em discussão para melhor informar a população sobre seu funcionamento. A nova legislação endureceu as penas para racismo, atrásra considerado crime, e incluiu a injúria racial como racismo, um avanço significativo no combate à discriminação no futebol brasileiro. O evento busca um trabalho conjunto para combater não só a violência, mas também o racismo, a homofobia e outros crimes relacionados ao futebol.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.