CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério Público faz operação para conter furto de fios de semáforos

Polícia deteve receptadores dos materiais que vem sendo furtados com frequência nos últimos dias, em Ribeirão Preto
furto de fios de semáforos
Polícia deteve receptadores dos materiais que vem sendo furtados com frequência nos últimos dias, em Ribeirão Preto

Polícia deteve receptadores dos materiais que vem sendo furtados com frequência nos últimos dias, em Ribeirão Preto

Uma operação conjunta do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil e Ministério do Trabalho foi deflagrada em Ribeirão Preto para coibir o crescente furto de fios de semáforos e outros materiais, como tubulações de cobre de empresas e residências. A ação visa identificar e responsabilizar os receptadores, considerados peças-chave para frear essa onda de crimes que tem afetado a cidade.

Avenida Rio Pardo: Primeiro Alvo da Operação

Na Avenida Rio Pardo, um dos primeiros locais de atuação da operação, o proprietário de um depósito de sucatas foi detido para averiguação. Embora os semáforos furtados não tenham sido encontrados no local, a polícia apreendeu cabos da CPFL e o proprietário foi encaminhado à delegacia por receptação. A ação se estende a outros pontos da cidade, incluindo a Rua Silveira Martins, nos Campos Elíseos, onde casas foram transformadas em depósitos de sucata, acumulando sujeira e materiais.

Impacto nos Semáforos e a Ação da Transerp

Flávio Pereira, gerente de operações viárias da Transerp, relatou que a Vila Virgínia, que antes sofria com furtos, teve uma diminuição após o fechamento de um depósito irregular. No entanto, a criminalidade migrou para os Campos Elíseos e Vila Tibério. Ele destacou que mais de dois mil metros de cabos foram furtados em 32 ocorrências, causando transtornos significativos à população, como a necessidade de deslocar agentes de trânsito e fechar vias para a troca dos cabos. A Transerp precisou implementar monitoramento 24 horas para tentar mitigar os efeitos dos furtos.

O Elo Entre o Furto e o Financiamento do Crime

A operação busca também combater a receptação de materiais, que alimenta o ciclo do crime. A venda ilegal de cobre e outros materiais de sucata financia, inclusive, o consumo de drogas como o crack. A ação conjunta das autoridades visa eliminar esses pontos de venda irregular, impactando diretamente na redução dos furtos e na segurança da população.

A operação continua em Ribeirão Preto, com outros locais sendo investigados em sigilo, com o objetivo de desmantelar a cadeia de receptação e, consequentemente, diminuir os casos de furto na cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.