CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério Público Federal coleta assinaturas de apoio a medidas de combate à corrupção

Propostas de alterações na legislação serão entregues ao Congresso Nacional como projeto de lei de iniciativa popular
combate à corrupção
Propostas de alterações na legislação serão entregues ao Congresso Nacional como projeto de lei de iniciativa popular

Propostas de alterações na legislação serão entregues ao Congresso Nacional como projeto de lei de iniciativa popular

Uma campanha nacional liderada pelo Ministério Público Federal (MPF), em colaboração com a Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos, busca fortalecer o combate à corrupção no Brasil. Além de coletar assinaturas para apresentar um pacote de medidas no Congresso Nacional, a iniciativa visa ampliar o debate público sobre o tema e conscientizar a população sobre o papel do MPF no enfrentamento a esses crimes.

As 10 Medidas Contra a Corrupção

O procurador da República, Wesley Miranda Alves, explicou que a campanha surgiu como uma resposta ao cenário nacional, marcado pela Operação Lava Jato, que expôs a corrupção sistêmica no país. O objetivo é que a Lava Jato gere efeitos além dos processos judiciais. Para isso, procuradores elaboraram um documento com 10 medidas anticorrupção, que consistem em 20 anteprojetos de lei com propostas para modificar a legislação e fechar brechas que facilitam a corrupção.

Apoio Popular e Engajamento Regional

Após receber críticas e sugestões de procuradores de todo o Brasil, as 10 medidas foram consolidadas e encaminhadas ao Congresso Nacional. Para que sejam aprovadas, a campanha busca o apoio popular através da coleta de 1,5 milhão de assinaturas. Várias cidades já aderiram à iniciativa, com procuradores engajados em todo o país. Em Franca, por exemplo, igrejas católicas e evangélicas, o Franca Basquete e a maçonaria já manifestaram apoio. A campanha também se intensificará na região de Ribeirão Preto.

Indignação e a Busca por um Sistema Mais Justo

A indignação da população com os casos de corrupção, intensificada pela Operação Lava Jato e seus desdobramentos, tem motivado o apoio à campanha. Alves ressalta que a corrupção é uma das causas da crise econômica e que as medidas propostas, embora pontuais, podem fortalecer os instrumentos de combate ao crime para a polícia, o Ministério Público e o Judiciário. Apesar das operações como o Mensalão e a Lava Jato, a corrupção persiste, demonstrando a necessidade de mudanças estruturais no sistema. As medidas propostas visam justamente transformar o sistema, oferecendo mais ferramentas para o combate ao crime.

A expectativa do MPF é de que a região de Ribeirão Preto consiga coletar 150 mil assinaturas. Interessados em participar podem imprimir a ficha de coleta no site 10medidas.mpf.mp.br.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.