CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério Público investiga denúncia de racismo em creche de Ribeirão Preto

Ministério Público investiga denúncia de racismo em creche de Ribeirão Preto
Racismo em creche
Ministério Público investiga denúncia de racismo em creche de Ribeirão Preto

Ministério Público investiga denúncia de racismo em creche de Ribeirão Preto

O Ministério Público (MP) de Ribeirão Preto vai investigar uma denúncia de racismo ocorrida em uma creche no Jardim Aeroporto. O caso, que envolve uma criança de três anos, foi trazido à tona na semana passada e atrásra ganha um novo capítulo com a intervenção do MP.

Investigação do Ministério Público

O promotor de Justiça, Nauê Felca, informou que o MP vai apurar se o caso de racismo denunciado pela mãe da criança é um incidente isolado ou uma prática comum na rede pública de ensino. Para isso, o MP solicitará à Secretaria de Educação os projetos utilizados em todas as escolas municipais, a fim de realizar uma análise detalhada.

Denúncia da Mãe e Acusações

Natasha Cavinati-Fonseca, mãe da criança, acionou a Justiça para solicitar uma investigação devido a lesões e situações vexatórias que sua filha tem enfrentado na creche. Segundo Natasha, sua filha chegou em casa com uma falha no cabelo e relatou que a professora teria arrancado parte dos fios com um pente. Os episódios de discriminação, segundo a mãe, ocorrem desde o início do ano. Natasha, que é mãe de gêmeas, afirma que a outra filha, que tem a pele mais clara, não passa pelas mesmas situações.

Posicionamento da Secretaria de Educação e da Creche

A Secretaria de Educação de Ribeirão Preto informou, por meio de nota, que o caso está sendo devidamente apurado com o apoio do centro de referência em educação para as relações étnico-raciais do município. O processo está sob análise da Corregedoria Geral da cidade. A creche, Centro Educacional Infantil Professor Ortêncio Pereira da Silva, divulgou uma nota informando que jamais adotou ou compactuou com qualquer tipo de comportamento que desrespeite a dignidade humana, ressaltando que os fatos estão sendo apurados e confiando na integridade do trabalho desenvolvido pela comunidade escolar.

O Ministério Público atrásra se junta à investigação para apurar a denúncia de racismo e verificar se o crime ocorreu na creche do Jardim Aeroporto, e se tais atos têm sido recorrentes na educação pública de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.