Marco Antônio dos Santos deve ser transferido para o CDP de Ribeirão Preto
A quinta fase da Operação Sevandija, deflagrada na terça-feira, resultou na prisão de três pessoas e cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Campinas. O promotor do Gaeco, Frederico Camargo, detalhou os próximos passos da investigação em entrevista à CBN.
Prisões e Próximas Etapas
As prisões incluem o diretor e o gerente financeiro da Eageia, além da namorada do ex-supreintendente da Airp. As prisões temporárias, com prazo de cinco dias prorrogáveis por mais cinco, devem ser prorrogadas. A denúncia será oferecida na próxima semana, após o rastreamento dos patrimônios dos investigados.
Esquema de Lavagem de Dinheiro
O esquema envolvia a triangulação de propina recebida pelo Marcontônio, da Eageia, por meio de uma empresa de fachada. Parte do dinheiro foi aplicada em um imóvel no litoral de Riviera de São Lourenço, posteriormente revendido e trocado por um flat em São Paulo. As contas dos envolvidos, incluindo laranjas e a Eageia, foram bloqueadas. A empresa administradora do flat foi oficiada para informar os valores de aluguel e o destino do dinheiro. O imóvel e sua renda foram bloqueados judicialmente.
Leia também
- Polícia pede prorrogação das prisões temporárias de suspeitos do desaparecimento de Nelson Carreira
- Polícia pede prorrogação das prisões de suspeitos de matarem professora de pilates em Ribeirão
- Pedido de prisão preventiva em ribeirão: Ministério Público pede prisão de fazendeiro que atirou em funcionário de shopping em Ribeirão
Repercussão e Recuperação de Bens
Os bens bloqueados podem ser leiloados em caso de condenações, com os valores revertidos para a prefeitura de Ribeirão Preto para compensar o rombo causado. A investigação da lavagem de dinheiro visa atingir o objetivo principal do corrupto: o dinheiro obtido por meio do uso da máquina pública para favorecer interesses privados. O Ministério Público solicitou o recâmbio de Marco Antônio dos Santos, preso em Três Corações, para Ribeirão Preto, para facilitar as investigações e evitar que ele continue coordenando a movimentação do dinheiro. A oitiva dele e de sua namorada deve ocorrer na próxima semana, juntamente com o oferecimento da denúncia.



