CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério Público quer agilidade em recuperação de imóveis irregulares do ‘Minha Casa Minha Vida’

São quase 50 mil contratos inadimplentes no estado, mas o processo de cancelamento do acordo é muito burocrático
imóveis irregulares Minha Casa Minha Vida
São quase 50 mil contratos inadimplentes no estado, mas o processo de cancelamento do acordo é muito burocrático

São quase 50 mil contratos inadimplentes no estado, mas o processo de cancelamento do acordo é muito burocrático

Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre é fácil. Financiamentos, como o Minha Casa, Minha Vida, facilitam o acesso a esse sonho, mas é preciso atenção para evitar problemas.

Inadimplência e Desistência: Problemas Comuns

São Paulo concentra 47.251 contratos do Minha Casa, Minha Vida com irregularidades, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Essas irregularidades, que incluem inadimplência e desistência após a compra, podem levar à retomada do imóvel pela Caixa Econômica Federal. O processo, porém, é burocrático, envolvendo múltiplas intimações antes da retomada da propriedade.

Ação do Ministério Público Federal

Devido à demora na regularização de imóveis em Itapeva (SP), o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação contra a Caixa Econômica Federal. O objetivo é agilizar a recuperação de imóveis irregulares e destiná-los a novas famílias na lista de espera. O Procurador da República, Ricardo Tadeu Sampaia, defende que, em caso de desistência, a Caixa retome o imóvel rapidamente, cobrando posteriormente o devedor, sem deixar a unidade desocupada por longos períodos.

Impacto Nacional e Resposta da Caixa

O MPF busca uma decisão com abrangência nacional, não se limitando ao caso específico de Itapeva. Apesar do reconhecimento da Caixa Econômica Federal da necessidade de mais agilidade, a instituição se recusou a assinar um termo de ajustamento de conduta. O caso segue na justiça sem prazo definido para conclusão. A Caixa, por sua vez, afirma não ter sido notificada sobre a ação e não comenta processos em andamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.