CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério Público questiona Prefeitura de Ribeirão após avanço para fase amarela

Segundo o promotor Naul Felca, foi verificada oscilação no número de leitos hospitalares
fase amarela
Segundo o promotor Naul Felca, foi verificada oscilação no número de leitos hospitalares

Segundo o promotor Naul Felca, foi verificada oscilação no número de leitos hospitalares

Ribeirão Preto, que passou da fase vermelha para a amarela do Plano São Paulo, tem sido alvo de questionamentos do Ministério Público Estadual (MPE) sobre a transparência dos dados relacionados à pandemia de Covid-19.

Contas sob investigação

O MPE questiona a prefeitura sobre a contagem de leitos hospitalares, observando flutuações no número de leitos disponíveis. Há dúvidas sobre a contabilização de leitos públicos e privados e como esses dados impactam a classificação de risco da cidade. Outro ponto crucial é o cálculo do número de óbitos por Covid-19. O MPE investiga se a alteração dos critérios, considerando a data de início dos sintomas em vez da data do óbito, afetou a contagem de vítimas, resultando em uma aparente redução no número de mortes em julho em comparação com junho.

Exames pendentes e a taxa de isolamento

Aproximadamente 6 mil exames aguardavam resultados na semana em que a cidade avançou de fase, abrangendo os meses de junho e julho. O MPE questiona se a inclusão desses exames na contagem, sem a confirmação dos resultados, influenciou a avaliação de risco. A preocupação com a taxa de isolamento também é destacada. Apesar da mudança de fase, a cidade permanece em pandemia, e a médica infectologista Ariadne Silvério alerta para o risco de aumento rápido de casos se a aglomeração persistir. Ela recomenda que apenas uma pessoa da família saia de casa quando necessário, utilizando máscara e higienizando as mãos, e que crianças e outros membros da família que podem ficar em casa, o façam.

Transparência e cautela

As investigações do MPE buscam garantir a transparência na divulgação dos dados e a utilização de critérios consistentes para a classificação de risco. A situação ressalta a importância da cautela e do cumprimento das medidas de prevenção, mesmo com a flexibilização das restrições.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.