Governo Federal anuncia a compra de 20 milhões de doses da vacina indiana
Após o Brasil registrar queda no número de mortes por Covid-19, uma comitiva de ministros visita o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas para conhecer pesquisas na área de biotecnologia e fármacos no combate ao coronavírus.
Mudanças na Habilitação de Leitos de UTI
O Ministério da Saúde anunciou mudanças na habilitação de leitos de UTI para Covid-19. As novas habilitações serão válidas até o fim da pandemia, sem necessidade de renovação. Apesar de 4.302 leitos terem sido habilitados em São Paulo, apenas 625 continuam recebendo pagamentos do governo federal devido à falta de aprovação do orçamento. Em Campinas, dos 179 leitos habilitados, apenas 5 recebem pagamentos; em Ribeirão Preto, 10 de 130; e em São Carlos, nenhum dos 24 habilitados. A não-renovação dos pagamentos não significa necessariamente o fechamento dos leitos, pois estados e municípios podem assumir os custos.
Aquisição de Novas Vacinas
O governo federal anunciou a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, da Índia, com previsão de chegada em março (inicialmente 8 milhões de doses). Entretanto, a vacina ainda não possui aprovação da Anvisa, nem para uso emergencial, nem para registro definitivo.
Leia também
Situação Atual
A visita dos ministros ao CNPEM demonstra o foco do governo em pesquisas para combater a pandemia. As mudanças na habilitação de leitos e a aquisição de novas vacinas representam esforços para enfrentar a crise sanitária, embora desafios relacionados ao orçamento e à aprovação de medicamentos permaneçam.



