Ao jogá-los no lixo comum, diversos problemas ambientais podem acontecer; especialista explica quais as medidas corretas
Você sabe o que acontece com aquele seu celular, computador ou mouse velho depois que você se desfaz deles? Jogá-los no lixo comum é um erro que pode trazer consequências graves para o meio ambiente e para a saúde humana.
Descarte inadequado: um risco para a saúde e o meio ambiente
De acordo com um grupo de estudos da USP focado em resíduos eletrônicos, o descarte incorreto desses materiais libera metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, substâncias altamente tóxicas e cumulativas no organismo. Além desses, outros metais como alumínio, berílio e cobre também são encontrados nesses resíduos, assim como plásticos que geram micropartículas nocivas ao meio ambiente.
Contaminação do solo e da água
O contato desses resíduos com o solo e a água libera elementos químicos que alteram a composição da terra e contaminam rios e outros recursos hídricos. A professora Alma Blase da Cartice, uma das líderes da iniciativa, alerta para a importância do descarte correto desses produtos, considerando os danos causados pelos seus componentes.
Leia também
Onde descartar corretamente seus eletrônicos
Em Ribeirão Preto, existem seis ecopontos para o descarte adequado de lixo eletrônico: Conjunto Habitacional Alexandre Balbo, Centenário, Santos Dumont, Jardim das Palmeiras 2, Jardim Paiva e Jardim São Fernando. Utilizar esses locais é fundamental para proteger a saúde pública e o meio ambiente.
A destinação correta de resíduos eletrônicos é uma ação simples, mas de grande impacto positivo para a preservação do meio ambiente e a saúde da população. Utilizar os ecopontos disponíveis é uma forma de contribuir para um futuro mais sustentável.



