Dona Ana, que mora na região desde 1991, diz que registros feitos há três décadas, parecem ser recentes
Problemas crônicos no Jardim das Palmeiras, em Franca
O Jardim das Palmeiras, um dos bairros mais populosos de Franca, enfrenta problemas antigos de infraestrutura e falta de atenção das autoridades públicas. Uma pesquisa realizada por Ana, moradora do bairro desde 1991, para seu trabalho de conclusão de curso em Serviço Social, expõe a situação precária das ruas principais, que carecem de asfalto, sofrem com a presença de animais soltos e demonstram pouca mudança ao longo de três décadas. Com mais de 120 mil habitantes, segundo Ana Maria Cunha, aposentada e ativista local, a comunidade clama por melhorias.
Aumento dos alagamentos
A situação se agrava com a impermeabilização crescente dos bairros vizinhos. O volume de água das chuvas que desce para o Jardim das Palmeiras aumenta consideravelmente, intensificando os alagamentos. A preocupação é constante, principalmente em dias de chuva forte, como relatado por moradores que temem novos alagamentos a qualquer momento.
Prejuízos e ações da prefeitura
Carlos Henrique Lamarca, dono de uma oficina no bairro, relata prejuízos recorrentes devido às enchentes. A prefeitura de Franca afirma realizar limpezas e desobstruções periódicas do córrego Palmeiras, que passa próximo à oficina de Carlos e alaga com frequência. Após as chuvas, a prefeitura promete avaliar a situação do bairro e definir medidas para solucionar os problemas relatados pela população.
Leia também
O descaso com a infraestrutura básica e a recorrência de alagamentos impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores do Jardim das Palmeiras. A expectativa é que as promessas da prefeitura se transformem em ações efetivas para melhorar as condições do bairro e garantir a segurança e o bem-estar da população.



