Exames foram feitos nesta sexta-feira (29), nas 118 pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto
Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto realizou testes de Covid-19 em todos os 118 moradores em situação de rua abrigados na cava do bosque. Todos os exames deram negativos, assim como os testes realizados nos funcionários do local. Essa ação conjunta das secretarias de Saúde, Assistência Social e Esportes, em parceria com o Instituto Limite, visa garantir a segurança de todos e monitorar a situação de saúde dos abrigados.
Vacinação e outros testes
Além dos testes de Covid-19, os moradores receberam a imunização contra a gripe e realizaram testes para sífilis e HIV. Devido à rotatividade no abrigo, a Secretaria de Saúde planeja realizar testes de Covid-19 com maior frequência para prevenir contaminações.
Acolhimento para casos positivos
Para pessoas em situação de rua que testarem positivo para Covid-19, a Prefeitura de Ribeirão Preto oferece acolhimento na Casa de Passagem. Nesse local, os indivíduos ficam isolados em quartos individuais com banheiro privativo por até 15 dias, recebendo refeições em embalagens descartáveis e mantendo suas roupas e roupas de cama separadas das demais, garantindo o isolamento total. Essa medida foi implementada após um caso de uma moradora de rua que, mesmo orientada a ficar em isolamento domiciliar, retornou às ruas e entrou em contato com outros moradores próximos à Catedral, na região central da cidade.
Leia também
- Mutirão empregos: Mutirão Emprega Ribeirão movimenta ginásio da Cava do Bosque e oferece mais de 2 mil vagas de emprego
- Pais reclamam de problemas nos exautores e calor de 45ºC em ginásio da Cava do Bosque
- Reabertura trilha jequitibá bosque: Reinauguração da trilha do jequitibá no bosque de Ribeirão Preto
A iniciativa de oferecer acolhimento na Casa de Passagem demonstra um esforço da prefeitura em proteger a população em situação de rua e controlar a disseminação do vírus, aprendendo com experiências passadas e buscando soluções mais eficazes para lidar com a pandemia.



