São 45 voluntários que vistoriam parte da reserva ambiental da Fazenda da Barra; equipe busca ajuda para melhorar equipamentos
Incêndios Devastam Reserva Ambiental e Moradores se Unempara Combater as Chamas
Brigada Fênix: união e luta contra o fogo
Em Ribeirão Preto, a estiagem e a baixa umidade do ar têm criado o cenário perfeito para incêndios. Nos últimos dois anos, dois grandes incêndios devastaram plantações e parte da Reserva Ambiental da Antiga Fazenda da Barra. Para evitar novas tragédias, moradores do assentamento Mario Lago uniram forças e criaram a Brigada Fênix, composta por 45 pessoas. Mensalmente, a diretoria se reúne para discutir estratégias de prevenção e combate a queimadas. O sistema de alerta é eficiente: ao menor sinal de fogo, os moradores são avisados via redes sociais.
Combate aos Incêndios e Necessidades da Comunidade
Sanderson Barros da Silva, membro da Brigada, explica o funcionamento do grupo: “Quando acontece um incêndio, os moradores nos chamam, nos encontramos na nossa base e vamos diretamente ao combate.” Os incêndios na Fazenda da Barra já destruíram grande parte da vegetação e causaram a morte de muitos animais. A brigada, que recebeu treinamento do Corpo de Bombeiros, utiliza recursos próprios, mas a vasta área exige mais equipamentos. Há necessidade de um trator com tanque de água, um caminhão e roupas anti-chamas, para garantir a segurança dos brigadistas durante as ações de combate.
Leia também
- GCM vai combater flanelinhas que cobram preços abusivos na região do bosque em Ribeirão Preto
- Incêndios florestais em ribeirão preto: Baixa umidade do ar leva poder público a se mobilizar para evitar queimadas na região
- Ribeirão Preto tem mutirão inédito para avaliar e prevenir quedas na terceira idade
Prevenção e a Busca por Apoio
O último grande incêndio, há dois anos, destruiu 120 mil metros quadrados de plantações e vegetação nativa. Apesar de ninguém ter se ferido, muitos animais morreram. Recentemente, um novo incêndio foi evitado graças à rápida ação da Brigada. Edna Parecida da Silva, produtora rural, relata a importância da brigada: “Se não fosse a brigada, não sei o que teria sido da minha terra”. Os brigadistas atuam movidos pela paixão pela comunidade e pelo cuidado com o meio ambiente. Atualmente, eles buscam apoio do poder público e da população para a doação de materiais de combate a incêndio, pois atuam sem receber qualquer remuneração. Para ajudar, basta entrar em contato pelo WhatsApp da CBN Ribeirão Preto para obter informações sobre como realizar doações.



