Físico Adilson Jesus Aparecido de Oliveira afirma que fenômeno foi causado por um meteoro e que o objeto pode ter chego ao solo
Na noite de terça-feira, moradores de Ribeirão Preto e outras cidades da região registraram um fenômeno incomum: bolas de fogo cruzando o céu. O evento, visível por volta das 18h30, durou cerca de um minuto e gerou diversas especulações.
Fenômeno avistado em várias cidades
Testemunhas descreveram uma luz azul intensa que percorreu o céu noturno. Imagens capturadas em Campinas registraram quase 30 segundos do fenômeno. A visibilidade do evento, mesmo em cidades distantes, sugere um objeto de grande porte.
Lixo espacial ou meteoro?
A natureza do objeto ainda é incerta. Um astrônomo do Observatório Municipal de Campinas acredita que se trate de lixo espacial. Contudo, o físico e professor da Universidade Federal de São Carlos, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, aponta a possibilidade de um meteoro brilhante. Ele explica que a fragmentação durante a entrada na atmosfera, devido à fricção e alta pressão, é comum em meteoros. A possibilidade de encontrar vestígios do objeto no solo também foi levantada, considerando o seu tamanho e brilho.
Leia também
Sem danos registrados
Apesar do espetáculo luminoso, não há relatos de danos causados pelo fenômeno. O evento, que chamou a atenção de muitos, gerou curiosidade e animou o fim de tarde de diversas pessoas. A investigação sobre a origem do fenômeno continua, e novas informações devem ser divulgadas em breve.



