CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moradores de Barretos denunciam possível contaminação na água da cidade

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
contaminação água Barretos
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Moradores de Barretos, no interior de São Paulo, têm enfrentado problemas com o abastecimento de água. A água que chega às residências tem apresentado coloração turva e sujeira, principalmente no período da manhã, gerando preocupação e motivando a abertura de um inquérito pelas promotorias do consumidor e da saúde pública.

Investigação em Andamento

O Ministério Público (MP) instaurou o inquérito após receber denúncias de moradores que relatam que, há pelo menos 45 dias, a água fornecida está imprópria para o consumo. Diante da gravidade da situação, o MP solicitou uma análise técnica urgente da água ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAE).

Riscos à Saúde e Medidas Adotadas

O promotor Flávio Camoto expressou preocupação com os possíveis riscos à saúde pública, mencionando relatos de problemas de saúde, como diarreia em crianças, que podem estar relacionados à má qualidade da água. Para comprovar a situação, o grupo de vigilância sanitária da Secretaria de Estado da Saúde realizará coletas de água em diversas residências da cidade, abrangendo diferentes bairros, para análise laboratorial. O objetivo é verificar se a água está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Possíveis Causas e Ações do SAAE

O SAAE informou, em nota, que a sujeira na água pode ser resultado de rompimentos em tubulações ou de reações químicas nos canos, que alterariam a coloração da água. A autarquia garantiu que está tomando as medidas necessárias para solucionar o problema e orientou os moradores que identificarem qualquer alteração na água a entrar em contato pelo número 0800 772 5300.

A prefeitura e o SAAE são os maiores interessados em solucionar a questão rapidamente. Caso demonstrem disposição em corrigir o problema e realizar as obras necessárias em um prazo razoável, o MP acompanhará o caso. No entanto, se houver resistência por parte dos órgãos, uma ação civil pública será ajuizada para garantir a solução do problema o mais rápido possível.

A situação tem gerado transtornos e receios entre os moradores, que relatam dificuldades em realizar tarefas cotidianas, como lavar roupas e preparar alimentos. Alguns moradores, como o funcionário público Alessandro Alves, estão comprando água mineral para o consumo familiar, devido ao receio de contaminação. A auxiliar de escritório Maria Inês de Oliveira relatou o susto ao se deparar com água turva saindo da torneira, descrevendo a água como “pura terra”.

A expectativa é que as análises da água e as medidas adotadas pelo SAAE tragam uma solução rápida e eficaz para o problema, garantindo o fornecimento de água potável e segura para a população de Barretos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.