CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Moradores de Bonfim cobram medidas de preservação de áreas verde para a Prefeitura de Ribeirão

Pedido foi feito durante o evento 'Prefeitura Perto de Você', logo após a ocorrência de um incêndio em um canavial na região
preservação áreas verdes
Pedido foi feito durante o evento 'Prefeitura Perto de Você', logo após a ocorrência de um incêndio em um canavial na região

Pedido foi feito durante o evento ‘Prefeitura Perto de Você’, logo após a ocorrência de um incêndio em um canavial na região

Moradores de Bom Fim Paulista cobram da prefeitura de Ribeirão Preto medidas para preservação de áreas verdes, incluindo limpeza e prevenção de incêndios. A preocupação aumentou após um incêndio em um canavial próximo ao Royal Park, que quase atingiu casas e uma mata na região.

Incêndio e Mobilização

Na quarta-feira, um incêndio em um canavial próximo à mata do Buona Vita, condomínio próximo ao Royal Park e à Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado, gerou grande preocupação. O evento “Prefeitura perto de você”, realizado em Bom Fim Paulista para ouvir moradores, foi palco de cobranças por ações de preservação ambiental. Eugênio Duval, gestor da Fazenda Santa Teresa e integrante do programa de atuação mútua que cuida das matas da região, questionou a prefeitura sobre planos para a preservação das áreas verdes.

Ações de Prevenção e Combate

Segundo Duval, a preservação ambiental envolve educação ambiental, combate a incêndios e limpeza urbana. O incêndio de quarta-feira, que durou mais de uma hora, foi controlado por bombeiros e equipes de combate a incêndios florestais, impedindo que atingisse a mata do Buona Vita. A área é monitorada por câmeras para inibir incêndios criminosos. Duval alerta para o risco de incêndios em períodos de seca, citando locais com acúmulo de resíduos como a estrada do Rosário e a estrada Romaria. A prefeitura, por sua vez, afirma trabalhar na prevenção, com equipamentos como motobombas e caminhões-pipa, além de planos de contingência em conjunto com a Defesa Civil, associações de bairro e produtores rurais. Ações de conscientização e aceiros são realizados para evitar a propagação do fogo.

Investigação e Consequências

Denúncias de incêndio podem ser feitas pelo telefone 190 (Polícia Militar) e o Corpo de Bombeiros pelo 193. A prefeitura reforça que colocar fogo em matas ou plantações é crime. O incêndio no Royal Park está sendo investigado, com inquérito em andamento e participação do Ministério Público para identificar os responsáveis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.