Voluntários serão imunizados com a ButanVac e a CoronaVac e os resultados serão comparados; testes acontecem no HC
Voluntários mineiros recebem primeira dose da Butanvac em Ribeirão Preto
Início da Vacinação
Voluntários de São Sebastião do Paraíso e Itamogi, cidades do Sul de Minas Gerais, chegaram a Ribeirão Preto na segunda-feira para receber a primeira dose da vacina Butanvac em ensaios clínicos. No Hemoscentro, localizado nos Campos da USP, os participantes receberam a Butanvac ou a Coronavac, descartando a utilização de placebo nesta fase.
Etapas da Pesquisa
Os ensaios clínicos da Butanvac estão divididos em duas fases (A, B e C). A etapa A avalia a segurança e a dose ideal do imunizante. As etapas B e C avaliarão a resposta imune e envolverão mais de 5 mil voluntários, comparando o desempenho da Butanvac contra a Covid-19 com outros imunizantes, incluindo sua eficácia contra novas variantes do Sars-CoV-2. A segunda dose será aplicada oito dias após a primeira.
Critérios de Seleção e Participação
Para participar dos testes, os voluntários precisaram atender a alguns critérios: não ter contraído o novo coronavírus, não ter recebido nenhuma dose de imunizante contra a Covid-19 e ser maior de 18 anos. A micro-região de Guaxupé, também localizada no Sul de Minas, participa da fase de testes da Butanvac.
A aplicação da primeira dose marca um avanço significativo nos testes da Butanvac, contribuindo para a avaliação da sua segurança e eficácia na prevenção da Covid-19.



