Em nota a Saúde informou que a unidade tem recebido grande demanda e que dois profissionais fazem a escala de trabalho
Franca enfrenta grave crise no sistema de saúde, com unidades de saúde lotadas e pacientes aguardando horas por atendimento.
UPA do Jardim Aeroporto: cenário de superlotação
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Aeroporto em Franca amanheceu com cenas preocupantes nesta segunda-feira. Imagens enviadas por pacientes mostram a recepção lotada, com dezenas de pessoas, incluindo crianças, sentadas até mesmo na calçada. Um paciente relatou que apenas uma médica estava trabalhando na unidade. A polícia foi acionada para garantir a ordem, mas apenas prestou apoio e orientou os pacientes.
Nota da Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Saúde de Franca informou que a UPA do Jardim Aeroporto tem registrado alta demanda na pediatria. Afirmou que os pacientes estão sendo atendidos por equipes de enfermagem e médicas, com dois profissionais na escala, de acordo com a triagem e quadro clínico. Apesar da nota, a situação de superlotação e pacientes aguardando atendimento em condições precárias persiste.
Leia também
A necessidade de medidas urgentes
A situação na UPA do Jardim Aeroporto expõe a fragilidade do sistema de saúde em Franca. Com a alta demanda, principalmente em épocas de clima seco e mudanças de temperatura, medidas urgentes são necessárias para garantir um atendimento mais eficaz e humanizado à população. A prefeitura precisa tomar providências para melhorar a estrutura e o quadro de profissionais das unidades de saúde, evitando que pacientes sejam obrigados a esperar horas por atendimento em condições inadequadas.



