CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moradores de Jaboticabal esperam reabertura de UBS há dois anos

Unidade de saúde no Jardim Perina foi fechada para reforma e ampliação; prefeitura justifica atraso por problemas em repasses
reabertura UBS Jaboticabal
Unidade de saúde no Jardim Perina foi fechada para reforma e ampliação; prefeitura justifica atraso por problemas em repasses

Unidade de saúde no Jardim Perina foi fechada para reforma e ampliação; prefeitura justifica atraso por problemas em repasses

Moradores da região sofrem com o fechamento do posto de saúde local, que já dura dois anos. A unidade, fechada para reformas e ampliação, obriga a população a percorrer longas distâncias em busca de atendimento médico, agravando a situação de quem não possui recursos financeiros para o transporte.

A Longa Jornada em Busca de Atendimento

Com o posto fechado, alguns moradores precisam caminhar até 10 quilômetros para chegar ao atendimento mais próximo. A cabeleireira Luciana Aparecida de Brito Perina relata a dificuldade enfrentada: “Há dois anos que estamos nessa luta, porque tem pessoas que têm condições de irem, e outras não. Temos que pegar o circular para poder sair daqui da Samba e lá na Santa Alusia, para poder ter atendimento, ou na Santa Alusia ou na Coab 4.” A promessa inicial era de que a reforma seria concluída em um ano, o que não se concretizou, gerando frustração e dificuldades para a comunidade.

Saúde Comprometida e Remédios Distantes

O atraso na entrega da UBS impacta diretamente a vida de pessoas como Maria Cléia do Santos, que necessita de 16 remédios diários para tratar diabetes, hipertensão e depressão. A distância da unidade de saúde representa um grande obstáculo para ela. “5 km para ir e 5 km para voltar são 10 km. A gente não tem dinheiro para pegar circular, pegar um motortax, tem que ir à pé. Então a gente tem que sair daqui 5,5 da manhã, 6 horas para poder pegar um médico. Então não tem condições. Eu tremo demais, eu passo mal demais, eu desmaio. E eles não dão atendimento certo.”

Obras Paralisadas e Documentos Expostos

A situação da unidade de saúde é precária. Com as chuvas de janeiro, parte do muro dos fundos caiu, e documentos como radiografias e prontuários de pacientes ficaram expostos em meio ao barro. A Secretaria Interina de Planejamento, Derla Vilena Moraes, justificou o atraso na reforma devido a problemas com o repasse de dois recursos distintos do governo federal. Segundo ela, a empresa responsável pela ampliação iniciará os serviços na próxima semana, com previsão de conclusão em junho deste ano. A prefeitura informou que os exames encontrados no local eram arquivos antigos destinados ao descarte.

A expectativa é que a reforma seja concluída em breve, aliviando o sofrimento da população local e garantindo o acesso à saúde.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.