Moradores de Matão denunciam mortes de um cão e cinco gatos por suspeita de envenenamento
A cidade de Matão, no interior de São Paulo, está abalada por uma série de envenenamentos de animais domésticos. Moradores dos bairros Jardim Paraíso 1 e Flamboian denunciaram a morte de um cão e cinco gatos, levantando suspeitas de ação criminosa. Um laudo veterinário do Canil Municipal confirmou a presença de substância tóxica no organismo do cão, intensificando as investigações da Polícia Civil.
Investigação em Andamento e Amostras de Veneno
Membros da Comissão de Proteção de Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) coletaram amostras de arroz e carne contendo veneno em diversos pontos da cidade. A técnica de enfermagem Abrianquini, que cuida de cães comunitários e realiza castrações, expressou sua preocupação após a morte de um dos animais, o “Branquinho”, temendo que outros dois, “Amarelinho” e “Pretinho”, também sejam vítimas.
Relatos de Envenenamento e Laudo Veterinário
A protetora Abrianquini relatou que os casos de envenenamento de gatos são frequentes na cidade, com amostras de carne envenenada sendo encontradas regularmente. Um laudo veterinário assinado por uma médica veterinária do Canil Municipal confirmou que a morte do cão “Branquinho” foi causada pela ingestão de uma substância tóxica de ação anticoagulante. A presidente da Comissão de Proteção dos Animais da OAB, Estela Trenche, informou que será feito um boletim de ocorrência para apurar os fatos e identificar o responsável pelo crime.
Leia também
Trauma e Medo entre os Tutores
Em julho, a caminhoneira Maria Aparecida Fernandes perdeu cinco gatos por envenenamento, um por semana. Traumatizada, ela expressou o desejo de não ter mais animais de estimação, considerando até mesmo mudar de residência. A diretora de Ambientes Sustentáveis e Licenciamento do município, Maria Billentani, informou que fiscalizações estão sendo realizadas nos bairros e que a denúncia da população é fundamental para o andamento das investigações.
A prefeitura e a polícia estão cientes da gravidade da situação e buscam soluções para evitar que novos casos de envenenamento ocorram em Matão.



