CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moradores de Morro Agudo voltam a ter que racionar água

Economia precisa ser feita duas vezes por dia e fornecimento de água fica suspenso por até 14 horas diárias
racionar água
Economia precisa ser feita duas vezes por dia e fornecimento de água fica suspenso por até 14 horas diárias

Economia precisa ser feita duas vezes por dia e fornecimento de água fica suspenso por até 14 horas diárias

Morro Agudo enfrenta novamente o fantasma do racionamento de água. A cidade, que já sofreu com a escassez hídrica no passado, vê o nível do rio que a abastece cair a patamares preocupantes, forçando a prefeitura a tomar medidas drásticas.

Racionamento Ampliado: Um Duro Golpe para os Moradores

O racionamento, que já ocorria no período da tarde, foi estendido para as madrugadas, impactando severamente a rotina dos moradores. Alguns chegam a ficar até 14 horas sem água, dificultando tarefas básicas como lavar louça, roupa e tomar banho. A professora Alessandra Venâncio relata a dificuldade de concentrar todas as atividades domésticas em um curto período pela manhã, antes que o abastecimento seja interrompido. Apesar dos transtornos, ela recorda que a situação em 2014 foi ainda mais crítica, com a lagoa que abastece a cidade expondo bancos de areia devido à seca.

Córrego Seco e Nível da Lagoa em Alerta

A situação se agrava com o fato de que o Córrego São Jerônimo, uma importante fonte de água para Morro Agudo, secou completamente, interrompendo o fornecimento para a captação. Jorge Ilha, assistente da Secretaria de Obras, explica que o nível da lagoa principal diminuiu quase 40 centímetros em apenas 30 dias, acendendo o sinal de alerta. A captação de água das galerias pluviais ajudou a aumentar o nível do reservatório, mas não o suficiente para evitar a crise.

Fiscalização Intensificada e Multas por Desperdício

Diante do cenário preocupante, a prefeitura intensificou a fiscalização para coibir o desperdício de água. A multa para quem for flagrado lavando carros e calçadas é de R$ 50,00, dobrando em caso de reincidência. Entre outubro de 2014 e julho de 2015, mais de 700 consumidores foram multados por desperdiçar água na cidade. A medida visa conscientizar a população sobre a importância do uso racional da água e evitar que a situação se agrave ainda mais.

As autoridades municipais apelam para a colaboração de todos os moradores, visando garantir o abastecimento para toda a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.