CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moradores de Pedregulho temem novos alagamentos durante temporada de chuvas na cidade

Casas do bairro Jardim Guanabara foram invadidas por enxurradas provocadas pelo temporal da última semana
alagamentos Pedregulho
Casas do bairro Jardim Guanabara foram invadidas por enxurradas provocadas pelo temporal da última semana

Casas do bairro Jardim Guanabara foram invadidas por enxurradas provocadas pelo temporal da última semana

Moradores dos bairros Jardim Guanabara e Pedregulho vivem com medo da chegada da temporada de chuvas. As fortes chuvas da semana passada inundaram casas, obrigando alguns moradores a tomarem medidas drásticas.

Desespero e improvisos

Otávio Henrique Ferreira Moreira, estudante, precisou quebrar um buraco na parede de sua casa com uma chave de cano para evitar que a lama invadisse os cômodos. A água e a sujeira atingiram cozinha, varanda e área de lazer. “Meu pensamento foi só em ajudar para não deixar a água estragar os móveis”, disse Otávio, preocupado com os danos à mesa de madeira e aos armários.

Obras paralisadas e infraestrutura precária

A situação é agravada pela falta de infraestrutura. As ruas do Jardim Guanabara estão sem asfalto e as obras de drenagem, orçadas em mais de R$ 373 mil, estão paralisadas. A decoradora Camila Natalha Suárez de Cavalho expressa sua indignação: “Eles falam o que vão fazer, mas não fazem nada. É um prazo de 15 em 15 dias, só jogam terra, alisam, mas não fazem nada de concreto”. As guias recém-construídas já estão quebradas, as caixas de chuva estão sem tampas e a coleta de lixo enfrenta dificuldades devido ao estado das ruas, conforme relata a motorista Alciléia Maria Dimelo: “Eles falam que o caminhão não consegue descer, mas a gente consegue morar aqui, paga água e impostos, mas não tem direito a mais nada”.

Prefeitura e Governo Estadual se pronunciam

Em nota, a prefeitura de Pedregulho afirma que os serviços continuam, mas a empresa responsável pela drenagem foi penalizada por não cumprir os prazos, sem previsão para a conclusão das obras. A Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado informou que foram liberados R$ 200 mil para a prefeitura em setembro de 2023, aguardando a conclusão da obra e a prestação de contas do município. A população, entretanto, continua a conviver com a insegurança e os transtornos causados pelas chuvas e pela falta de infraestrutura.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.