Moradores de um condomínio no bairro Lagoinha relataram os tremores; Defesa Civil compareceu ao local para avaliação estrutural
Moradores de Ribeirão Preto relataram ter sentido um tremor de terra na noite de ontem. A Defesa Civil local confirmou o recebimento de diversas ligações no mesmo horário, Moradores de Ribeirão Preto sentem tremor de terra no mesmo horário de terremoto no Chile, informando sobre o fenômeno.
Segundo a Defesa Civil, o tremor teve origem na região do deserto do Atacama, no norte do Chile. O abalo sísmico também foi percebido em prédios na capital paulista, São Paulo.
Regiões afetadas em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, o tremor foi sentido principalmente por moradores de um condomínio localizado no bairro Lagoinha, na zona leste da cidade. Além disso, pessoas no centro da cidade também relataram a sensação de tremor.
Avaliação dos danos: A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, realizou uma vistoria nas três torres do condomínio onde o tremor foi mais sentido. Durante a inspeção, não foram encontradas rachaduras ou qualquer tipo de dano estrutural. Também não houve registro de feridos.
Contexto do evento: O tremor, apesar de forte, não causou prejuízos materiais ou vítimas em Ribeirão Preto. A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a manter a calma e informar qualquer ocorrência relacionada a abalos sísmicos.
Entenda melhor
O deserto do Atacama, no norte do Chile, é uma região conhecida por sua atividade sísmica devido à localização geológica do país, que está situado sobre a borda da placa tectônica de Nazca. Tremores originados nessa área podem ser sentidos em regiões distantes, como o estado de São Paulo, dependendo da magnitude e profundidade do evento.



