Copos mexendo e guarda-roupas balançando, foram alguns dos relatos dos salenses; causa dos tremores é desconhecida
Salles de Oliveira foi surpreendida na noite de ontem por dois tremores de terra que assustaram a população. Moradores relataram ter sentido a movimentação do solo, com alguns saindo às ruas para entender o que estava acontecendo. As mensagens recebidas pelas redações locais indicam que o susto foi generalizado, com relatos de até quatro tremores.
Tremor e seus efeitos
O primeiro tremor ocorreu às 21h, e o último às 23h. A região central da cidade foi a mais afetada. Testemunhas descreveram cenas de pânico, com animais apavorados e interrupção do fornecimento de energia em alguns pontos. O segundo tremor, ocorrido próximo às 22h, foi descrito como mais intenso, com relatos de janelas e vidros tremendo fortemente. Algumas pessoas chegaram a pensar que casas vizinhas haviam desabado devido à intensidade do estrondo. O impacto foi tão significativo que alguns moradores relataram terem visto guarda-roupas balançando.
Investigação das causas
Embora Salles de Oliveira já tenha registrado tremores em 2019 (pelo menos cinco casos), a causa ainda não está totalmente esclarecida. Na ocasião, estudos do Centro de Sismologia da USP de Ribeirão Preto apontaram a perfuração de postos artesianos como possível causa. No entanto, os equipamentos de medição não estavam mais instalados na cidade no momento dos tremores recentes, impossibilitando um registro imediato. A prefeitura, por meio do coordenador de meio ambiente, Zach Rock, informou que entrou em contato com a USP para novos estudos, considerando a perfuração de mais quatro postos artesianos desde 2019. Entretanto, a relação entre os postos e os tremores ainda precisa ser comprovada por meio de análises mais detalhadas. Outra hipótese levantada é a influência das fortes chuvas dos últimos meses, que podem ter alterado a pressão subterrânea e provocado a acomodação do solo. Os pesquisadores da USP realizarão novos estudos para identificar a causa definitiva dos tremores.
Apesar do susto, não houve danos significativos. A intensidade dos tremores foi bem menor do que a de eventos sísmicos em outras regiões do planeta, como o ocorrido na Turquia. A tranquilidade da população é reforçada pela localização geográfica de Salles de Oliveira, distante de placas tectônicas. A prefeitura solicita que moradores que tenham informações relevantes sobre os tremores entrem em contato para auxiliar nas investigações.



