Munícipes alegam que o imposto só chegou nas residências esta semana, poucos dias antes do vencimento
Atraso no IPTU causa transtornos em Ribeirão Preto
O início do ano costuma ser marcado pela chegada de contas anuais como o IPTU e o IPVA, permitindo que os cidadãos se organizem para o pagamento, seja à vista ou parcelado. No entanto, em Ribeirão Preto, muitos moradores só receberam seus carnês do IPTU recentemente, a poucos dias do vencimento.
Moradores surpreendidos com atraso e redução no parcelamento
Diversos relatos apontam que os carnês foram entregues em casa apenas alguns dias antes da data limite. Antônio Marcos Fagundes, morador da cidade há 25 anos, afirma que nunca havia enfrentado esse tipo de problema. A situação se agrava para aqueles que ainda não receberam o documento, que se verão obrigados a pagar o IPTU com juros de mora. A incerteza gerou preocupação em muitos contribuintes, como o aposentado José Elias Fernandes: “Acho que é um desajuste da prefeitura, um erro no sistema deles, não sei o que aconteceu”.
Prefeitura estende prazo e explica atraso
Para piorar a situação, a prefeitura reduziu o número de parcelas do IPTU de seis para três, gerando insatisfação em moradores como o aposentado Aldo Nascimento: “Isso vai ficar pesado, muitas pessoas não têm condições”. Após a repercussão negativa do atraso, a prefeitura utilizou carros de som para comunicar a extensão do prazo de pagamento para o dia 10 e atribuiu o ocorrido a problemas na emissão dos boletos. A prefeitura, contudo, não concedeu entrevista para comentar o assunto.
Leia também
O atraso no envio dos carnês do IPTU causou transtornos e insegurança para muitos contribuintes em Ribeirão Preto. A redução no número de parcelas agravou ainda mais a situação financeira de diversos moradores. A prefeitura, após a repercussão do problema, estendeu o prazo de pagamento, mas a falta de comunicação prévia gerou grande descontentamento na população.



