A partir desta segunda-feira (7), a Anatel começa a enviar alertas sobre o bloqueio; advogado explica a determinação
A partir de março, usuários de celulares em São Paulo e Minas Gerais podem começar a receber mensagens sobre o bloqueio de aparelhos irregulares. A medida, implementada gradualmente pela Anatel desde 2018, visa combater o uso de celulares falsificados, clonados, sem certificação ou com IMEI adulterado.
O que significa o bloqueio de celulares?
O bloqueio de celulares irregulares faz parte do projeto “Celular Legal”. A Anatel busca garantir que os aparelhos eletrônicos estejam dentro das normas de segurança e não interfiram nas comunicações. Celulares sem certificação da Anatel ou com certificação não aceita pela agência podem ser bloqueados.
Como evitar o bloqueio do seu celular?
A Anatel esclarece que usuários que já utilizavam o celular antes do início das mensagens na sua região, e não mudaram de número, não terão seus aparelhos bloqueados. Caso o bloqueio ocorra, o usuário deve verificar a regularidade do IMEI do seu aparelho através do portal da Anatel. Se o celular estiver cadastrado como roubado ou furtado, deve-se entrar em contato com a operadora. A utilização de mais de um chip não altera a regra do bloqueio.
Leia também
- Cadastro nacional de celulares com restrição: Governo Federal instituiu o CNCR que informa sobre aparelhos celulares que possuam restrição
- Aplicativo 'Celular Seguro' tem nova função que avisa pessoas que estão usando aparelhos roubados
- INSS vai devolver dinheiro de descontos irregulares na mesma conta em que o benefício é depositado
Golpes e mensagens fraudulentas
É importante ficar atento a golpes. A Anatel alerta que as mensagens oficiais sobre o bloqueio de celulares são enviadas apenas via SMS pelo número 2828 e não solicitam cliques em links ou acesso a sites. Desconfie de qualquer mensagem que peça informações pessoais ou acesso a links suspeitos.



