CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Moradores do Guaporé reclamam de retornos concluídos, mas que seguem fechados com cavaletes

A Heráclito Fontoura Sobral Pinto passou por obras que alteraram a dinâmica do trânsito e sinalização provisória segue no local
Moradores do Guaporé reclamam de retornos
A Heráclito Fontoura Sobral Pinto passou por obras que alteraram a dinâmica do trânsito e sinalização provisória segue no local

A Heráclito Fontoura Sobral Pinto passou por obras que alteraram a dinâmica do trânsito e sinalização provisória segue no local

Moradores da região do Guaporé, Moradores do Guaporé reclamam de retornos, em Ribeirão Preto, têm reclamado das obras na Avenida Heráclito Fontora Sobral Pinto, na zona sul da cidade. A via é bastante movimentada, principalmente devido aos condomínios locais, como Guaporé e Quinta da Primavera, e sofre com problemas no trânsito desde o fechamento da rotatória que liga a avenida ao Anel Viário Sul, ocorrido em meados de 2023.

A rotatória, que era aberta e causava congestionamentos, foi fechada após estudos da Rpmob e da Prefeitura, melhorando o fluxo na avenida. Contudo, retornos na avenida foram fechados ou sinalizados de forma provisória com cones e cavaletes, que permanecem no local há mais de dois anos, causando transtornos para motoristas e moradores. Esses dispositivos são frequentemente danificados por veículos, o que gera custos e insegurança no trânsito.

Reclamações dos moradores: Rogério Ferreira, analista de trade e morador da região, afirmou que o problema persiste desde a administração anterior e que a atual gestão da Rpmob ainda não apresentou soluções efetivas. Segundo ele, um retorno construído recentemente em frente a uma academia demorou dois meses para ser concluído e foi interditado por quatro dias logo após a liberação, causando caos no trânsito. Outro retorno foi interditado por dois dias para a instalação de uma sinalização de pare, o que também gerou insatisfação.

Impactos no trânsito local: O fechamento da rotatória impede que motoristas que saem do Anel Viário Sul em direção a Antônio Machado e Santana façam o retorno pela rotatória. Eles precisam utilizar retornos mais distantes, que possuem sinalização provisória e frequentemente danificada. A reposição constante dos cones e cavaletes não resolve o problema, pois eles são derrubados pelo vento ou atingidos por veículos, aumentando o risco de acidentes e danos aos carros.

Posicionamento da Rpmob: A Rpmob informou, por meio de nota, que está em tratativas com a Prefeitura para viabilizar alterações na Avenida Heráclito Fontora Sobral Pinto, visando maior segurança no trânsito da região. No entanto, não foi divulgada uma previsão para a remoção das sinalizações provisórias que estão no local desde 2023.

Panorama

O professor Lucas Mora, colunista da CBN sobre trânsito e direção preventiva, destacou que as obras precisam ser concluídas com urgência para garantir a segurança dos moradores, especialmente devido ao intenso fluxo e alta velocidade dos veículos na região após o fechamento da rotatória.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.