Medida foi tomada pela frequência na interrupção de fornecimento de água no bairro; Saerp informou que fez manutenções no local
Moradores do Jardim Paulista, em Ribeirão Preto, enfrentam problemas crônicos com falta d’água. A situação, que se agrava em períodos de estiagem, tem gerado reclamações constantes.
Bairro Histórico e Abastecimento Precário
Localizado em ponto alto da cidade, o Jardim Paulista sofre com a dificuldade natural de abastecimento, principalmente em épocas de seca. A situação se intensificou nas últimas semanas, com torneiras secas e a necessidade de compra constante de água por caminhões-pipa. Mesmo com os caminhões, a demanda não é suprida, afetando a rotina dos moradores.
Falta de Água e Soluções Imediatas
O problema, segundo relatos, não é novo e se repete anualmente. A baixa pressão da água, mesmo quando há abastecimento, impede o enchimento das caixas d’água, tornando a solicitação de caminhões-pipa uma necessidade diária. A Saerpe (Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) atribui a situação a serviços emergenciais, aumento do consumo e a necessidade de manutenções na rede.
Leia também
Projeções Futuras e Consumo Consciente
A prefeitura de Ribeirão Preto afirma estar trabalhando em soluções de longo prazo, como a construção de novos reservatórios, a troca de redes antigas e um estudo para captação de água do Rio Pardo. Entretanto, a conclusão dessas obras só está prevista para 2030. Enquanto isso, a orientação é para o consumo consciente de água pela população. A situação demonstra a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura hídrica na cidade.



