Reclamações destacam os riscos aos pedestres no trecho, que tem grande fluxo de pessoas, além da falta de sinalização no local
Um idoso de 84 anos morreu na manhã desta terça-feira (não foram divulgados o dia exato) em um atropelamento na rua Capitão Salomão, Moradores e comerciantes reclamam da velocidade, em Ribeirão Preto. O acidente ocorreu às 8h05, quando Wilson Messias de Souza atravessava a faixa de pedestres próximo ao Centro Cultural dos Campos Elíseos e foi atingido por uma motocicleta.
O motociclista, de 20 anos, foi arremessado da moto e socorrido pelo Samu com escoriações, sendo levado para a UPA Oeste. O estado de saúde dele não foi divulgado até o momento.
Local do acidente e histórico: O trecho da rua Capitão Salomão onde ocorreu o atropelamento é conhecido por gerar reclamações de moradores e comerciantes devido às condições de trânsito, especialmente nos horários de pico. No ano anterior, um motociclista morreu em um acidente próximo ao local, após colidir contra um poste.
Leia também
Problemas de sinalização e segurança: Apesar da existência de faixas de pedestres pintadas no asfalto, a maioria dos motoristas não respeita a sinalização, colocando pedestres em risco. Moradores relatam que o local já teve lombadas, que foram removidas após reformas na via, e sugerem a instalação de radares e semáforos para melhorar a segurança.
Reclamações de moradores e comerciantes: Funcionários de estabelecimentos próximos afirmam que a travessia é perigosa devido à alta velocidade dos veículos e à falta de controle no trânsito. Segundo eles, mesmo quando um veículo para para o pedestre, os outros não respeitam a faixa, aumentando o risco de acidentes.
Demandas por melhorias: Luiz Arruda, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ipiranga, que fica próximo ao local, cobra ações da prefeitura para a instalação de sinalização semafórica para pedestres na rua Capitão Salomão e na avenida Dom Pedro, que também apresenta alto índice de acidentes. Ele relata que a associação já enviou ofícios solicitando essas melhorias, mas ainda não obteve resposta efetiva.
Informações adicionais
Por conta do acidente fatal, duas faixas da avenida foram interditadas temporariamente, mas já foram liberadas. A reportagem solicitou um posicionamento da Rpmob sobre as demandas de sinalização na região e aguarda retorno.



