Segundo o Estado, benefício começaria nesta segunda-feira; Prefeitura aguarda orientações do governo do estado
Bom Prato em Ribeirão Preto: Gratuidade em Impasse
O programa Bom Prato, que oferece refeições a preços acessíveis, teve seu funcionamento alterado com o anúncio do governador João Doria de gratuidade em todo o estado de São Paulo a partir de segunda-feira. Porém, em Ribeirão Preto, a situação é diferente. Apesar do anúncio estadual, a prefeitura ainda não assinou o convênio necessário para oferecer as refeições gratuitamente. Consequentemente, os moradores de rua da cidade continuam arcando com os custos das refeições, pagando R$ 1,00 pelo almoço e R$ 0,50 pelo café da manhã e jantar.
Impacto nos Usuários
A reportagem conversou com Celso, frequentador diário do Bom Prato, que demonstrou confusão e insatisfação com a situação. Ele relatou ter ouvido o anúncio da gratuidade, mas se deparou com a cobrança no local. Apesar da insatisfação com a falta de gratuidade, Celso reconheceu a boa qualidade da comida oferecida pelo programa, destacando a rapidez do atendimento, com tempo de espera de apenas meia hora na fila.
Reabertura do Comércio e Implicações
Além da questão do Bom Prato, a reportagem abordou a reabertura do comércio em Ribeirão Preto, após flexibilização das medidas de restrição. O repórter Felipe Mello relatou ter observado um aumento no fluxo de veículos e pessoas nas ruas, principalmente devido à liberação do funcionamento de imobiliárias e escritórios pela manhã. No entanto, o comércio em geral abriu apenas ao meio-dia, respeitando as novas regras de funcionamento.
A situação do Bom Prato em Ribeirão Preto demonstra um descompasso entre o anúncio estadual e a implementação municipal. Enquanto isso, a população em situação de vulnerabilidade continua a enfrentar dificuldades de acesso a refeições gratuitas. A reabertura do comércio, por sua vez, mostra uma gradual retomada das atividades econômicas na cidade, com os estabelecimentos seguindo as medidas de segurança estabelecidas.



