Equipamentos colocados no bairro Jardim Recreio identifica se os veículos que passam pelo local possuem irregularidades
Câmeras de segurança e medo: moradores do Jardim Recreio, em Ribeirão Preto, se sentem mais seguros, mas ainda cobram mais policiamento.
Novas câmeras instaladas
Um aviso na entrada do bairro Jardim Recreio, na zona oeste de Ribeirão Preto, informa sobre a instalação de novas câmeras de segurança. Os equipamentos detectam informações sobre os veículos, como se foram furtados ou roubados. Carlos Eduardo Figueira, morador do bairro, aprova a iniciativa, mas ressalta que a sensação de segurança ainda não é completa.
Aumento nos roubos e a falta de policiamento
O Jardim Recreio pertence ao terceiro distrito policial. Enquanto os furtos de veículos se mantiveram estáveis na região, os roubos aumentaram 60% em janeiro de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Cristiano Rodrigo Resende, outro morador, reclama da falta de policiamento na área.
Leia também
Segurança privada e o papel do Estado
Para um professor da USP e coordenador do Observatório Civil da Violência, a instalação de equipamentos de segurança é uma tendência de mercado, impulsionada pelo medo e pelo abandono do poder público. A intenção por trás das câmeras é fornecer subsídios para a ação policial, inibindo ações criminosas ao deixar claro que as imagens estão sendo registradas. Moradores também relatam a preocupação com a entrada frequente de desconhecidos no bairro, que serve como passagem para o Jardim Taú.
A instalação das câmeras no Jardim Recreio demonstra a busca por segurança por parte dos moradores, mas a questão da falta de policiamento e do abandono do poder público permanece como um desafio a ser enfrentado.



