Principal reclamação é em relação a infestação de pombos que causam muita sujeira no local; cheiro forte também incomoda
Praças abandonadas geram preocupação em Ribeirão Preto
Aves e sujeira dominam espaços públicos
A Praça 7 de Setembro e a Praça Antônio Emagura, na Nova Ribeirânia, apresentam um problema em comum: a infestação de pombos e a falta de limpeza. Moradores reclamam do forte odor das fezes das aves, que se acumulam pela falta de manutenção. Carla Baldin da Silva, moradora próxima à Praça Antônio Emagura, relata que a situação afeta a qualidade de vida, impossibilitando até mesmo que ela e seus vizinhos fiquem em seus portões devido ao mau cheiro.
Riscos à saúde pública
A presença de pombos e a falta de higiene geram preocupações com a saúde pública. As fezes dessas aves podem transmitir doenças, como a criptococose, um fungo que afeta o sistema respiratório e, em casos mais graves, o sistema nervoso central, podendo causar meningite. O infectologista Luís Fernando Baqueira Freitas alerta para os riscos, principalmente para pessoas com baixa imunidade, como crianças e idosos. A prevenção envolve evitar o contato com as fezes e a inalação de poeira contaminada. A limpeza e descontaminação adequadas dos espaços públicos são medidas essenciais.
Leia também
Prefeitura promete ação
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que algumas árvores mortas na Praça 7 de Setembro serão removidas em setembro. Além disso, a limpeza da Praça Antônio Emagura está prevista para o final da próxima semana, incluindo a lavagem com caminhão pipa. As medidas anunciadas buscam melhorar a situação e garantir a saúde e o bem-estar da população.
A situação das praças demonstra a necessidade de ações contínuas de limpeza e manutenção para garantir espaços públicos saudáveis e agradáveis para todos. A saúde da população deve ser prioridade, e a rápida intervenção da prefeitura é um sinal positivo para a resolução do problema.



