Local que era para ser um dos cartões postais de Ribeirão Preto, está infestado de pombos e com muita sujeira
A Praça 7 de Setembro, em Ribeirão Preto, local que já foi símbolo de beleza e lazer para a cidade, enfrenta atualmente um estado de abandono que preocupa moradores e autoridades.
Degradação do Espaço Público
Lixo, sujeira, pichações em bancos e fezes de pombos marcam a paisagem da praça, contrastando com os monumentos históricos e o coreto, palco de tradicionais serestas. A aposentada Maria Helena Dutra de Oliveira, moradora há 25 anos próximo à praça, lamenta não poder mais usufruir do espaço para suas atividades físicas diárias. “Quando eu me mudei, a praça era linda, bem cuidada”, afirma ela, destacando a atual falta de manutenção.
Preocupação com a Saúde Pública
A situação também preocupa a aposentada Flávia Ferriani, que conhece a praça há décadas. Para ela, o abandono do local é uma tristeza. O infectologista Luís Fernando Baqueiro Freitas alerta para os riscos à saúde, principalmente em relação ao contato com as fezes de pombos, que podem transmitir criptococose. Essa doença pode afetar o sistema respiratório e o sistema nervoso central, podendo levar até à meningite. O médico destaca que pessoas com baixa imunidade são mais vulneráveis. A prevenção passa por evitar o contato com animais ou material contaminado e pela limpeza constante do local, minimizando a dispersão de poeira contaminada no ar.
Leia também
Limpeza e Ações da Prefeitura
A Prefeitura de Ribeirão Preto, em resposta à reportagem da EPTV, informou que realiza a limpeza da Praça 7 de Setembro semanalmente, desde 23 de julho. Entretanto, a percepção dos moradores indica que ações mais efetivas e contínuas são necessárias para recuperar a beleza e a segurança do espaço público, tão importante para a comunidade.



