Foram dois tremores de magnitude 2.3 e 2.2: um nesta madrugada e outro hoje de manhã; sismólogo afirma que o fenômeno é comum
Tremor de Terra em Pirangi
Moradores da cidade de Pirangi, litoral sul do estado, foram surpreendidos por dois tremores de terra no último sábado. O primeiro evento ocorreu às 1h34 da madrugada, seguido de outro às 10h15 da manhã. Ambos os tremores registraram magnitudes de 2,3 e 2,2 na escala Richter, respectivamente.
Explicação Sísmica
De acordo com o sismólogo Bruno Colasso, da USP, tremores dessa magnitude são comuns no Brasil e ocorrem semanalmente em diferentes regiões do país. Apesar do susto natural da população, o especialista afirmou que há pouquíssimas chances de danos significativos em construções ou ferimentos a pessoas.
Monitoramento e Estudos
O Centro de Sismologia da USP já iniciou estudos sobre os tremores ocorridos em Monte Alto nos dias anteriores, buscando entender a relação com os eventos em Pirangi. Colasso alerta para a possibilidade de novos tremores na região, ressaltando a importância do monitoramento contínuo para a análise dos dados coletados pelas estações sismológicas. Essas informações poderão auxiliar na compreensão dos fenômenos ocorridos em ambas as cidades. A imprevisibilidade da atividade sísmica impossibilita previsões sobre a continuidade ou cessação dos tremores. Até o momento, não há registros de danos ou feridos.
Leia também
Ainda que tenha causado alarme, os tremores em Pirangi reforçam a necessidade de monitoramento constante da atividade sísmica em todo o território nacional, permitindo uma melhor compreensão desses eventos e a preparação para possíveis ocorrências futuras.



