CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moradores são flagrados desperdiçando água em Casa Branca

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
desperdício de água
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

A crise hídrica persiste em diversas cidades do interior paulista, com Casa Branca enfrentando racionamento severo que chega a deixar moradores sem água por até 24 horas. Para mitigar os efeitos da escassez, a prefeitura intensificou a fiscalização contra o desperdício, resultando em multas para aqueles que não colaboram com a economia de água.

Aumento da Fiscalização e Resistência da População

O fiscal Frank Paolo Balbino relata que, em apenas meia hora, recebeu três denúncias sobre uma mesma residência, acusada de lavar o quintal. No local, foi constatado o uso de uma lavadora de alta pressão e o corredor da casa estava molhado. A moradora, ao ser abordada, justificou a ação com a necessidade de manter a casa limpa. Em quatro dias, seis moradores foram multados em R$ 710,00. Balbino lamenta a falta de compreensão de parte da população sobre a importância da economia de água, mesmo diante da crise.

Nível Crítico do Córrego Lambari

A situação é agravada pelo baixo nível do Córrego Lambari, um dos principais pontos de captação de água do município, que opera com apenas 10% de sua capacidade. Apesar das chuvas recentes, o diretor do departamento de água e esgoto, Luís Carlos Fernandes Bueno, afirma que a quantidade ainda é insuficiente. Segundo ele, seriam necessários cerca de 15 a 20 dias de chuva contínua para que o manancial se recupere e sustente o abastecimento.

Busca por Alternativas e Preocupação com o Consumo Excessivo

Em busca de alternativas para minimizar os impactos do racionamento, moradores de Casa Branca recorrem a uma fonte localizada em frente à igreja da cidade. O reservatório, com capacidade para 10 mil litros, tem sido bastante procurado, gerando preocupação ao padre Eduardo Dobbs, que observa o consumo excessivo por parte de algumas famílias, que chegam a levar múltiplos galões de água. Além de Casa Branca, São Carlos e Araras também enfrentam períodos de falta de água.

A situação demanda a colaboração de todos para garantir o abastecimento e evitar o agravamento da crise hídrica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.