Figueiredo Ferraz fundou, em 2011, em Ribeirão, um instituto que abrigava sua coleção de arte contemporânea
Morreu na segunda-feira, João Carlos Figueiredo Ferras, empresário, colecionador de arte e fundador do Instituto Figueiredo Ferras, em Ribeirão Preto.
Instituto Figueiredo Ferras e Legado Artístico
Fundado em 2011, o Instituto abrigava a coleção de arte contemporânea de Ferras. Sua trajetória inclui formação em economia, presidência da Fundação Bienal em São Paulo e integração em conselhos de importantes instituições como o MASP e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em nota, o Instituto destacou sua contribuição de 40 anos ao desenvolvimento cultural brasileiro, especialmente nas artes plásticas, enfatizando seu empenho na construção de ideias que impulsionaram a representatividade do Instituto na cena artística nacional.
Reconhecimento e Homenagens
Além do Instituto, o empresário também deixa um legado na música. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto lamentou sua morte, lembrando sua presidência na Associação Musical de Ribeirão Preto em 2003 e seu apoio contínuo às atividades da orquestra.
Leia também
Um Empreendedor Cultural
A perda de João Carlos Figueiredo Ferras representa um golpe significativo para a cultura brasileira. Sua dedicação e paixão pelas artes plásticas e pela música deixam um vazio que será sentido por muitos. Sua contribuição para o desenvolvimento cultural do país será lembrada por gerações.



